Com frequência clínicas podem precisar restringir o acesso a determinados documentos criados por seus profissionais. Isso visa proteger a privacidade e a confidencialidade dos dados dos pacientes.
Essa funcionalidade de controle de acesso a documentos garantirá uma gestão mais rígida sobre o acesso a documentos sensíveis, mantendo a flexibilidade necessária para que o proprietário do documento administre as permissões de acordo com a necessidade.
⚠️ Observação: essa funcionalidade foi implementada no sistema LITE.
👉 Como utilizar:
Para adicionar ou remover permissões de acesso aos documentos do prontuário de um paciente, o profissional de saúde deve acessar o sistema LITE, navegar até a aba de 'Pacientes', selecionar o paciente desejado e abrir o prontuário correspondente.
O profissional de saúde responsável pelo atendimento de um paciente pode adicionar ao prontuário deste paciente os seguintes tipos de documentos:
Em geral, ao adicionar um documento ao prontuário do paciente, o profissional de saúde responsável por esse documento deve seguir os seguintes passos para restringir o acesso aos demais profissionais de saúde da instituição.
Criar e salvar o documento, respeitando os campos obrigatórios do sistema.
Ao salvar, o sistema redireciona para a página de prontuários. No documento criado pelo profissional de saúde, a nova funcionalidade disponibiliza os botões 'Restringir/Publicar' e 'Compartilhar'.
⚠️ Para documentos sem configuração de compartilhamento específica, o sistema aplicará as regras padrões de prontuário que já estão implementadas. Como regra, o documento criado é público para todos os profissionais da instituição.
Ao clicar no botão 'Compartilhar', uma tela de seleção de usuários é exibida, permitindo que o profissional de saúde responsável pelo documento adicione outros usuários para visualizar e/ou editar o documento.
Ao clicar em 'OK', é possível ajustar o nível de permissão dos usuários para 'somente leitura' ou 'leitura e escrita', além de excluir um usuário do compartilhamento utilizando o ícone da lixeira. Apenas o proprietário do documento terá permissão para alterar as configurações de compartilhamento. Outros profissionais, mesmo que tenham acesso ao documento, não poderão modificar essas configurações.
⚠️ Se o documento estiver configurado como "somente leitura" para determinados usuários, esses profissionais poderão visualizar o documento, mas não poderão editá-lo.
O botão 'Publicar' aparece quando há regras de compartilhamento adicionadas ao documento. Ao clicar em 'Publicar', todas as regras de compartilhamento são removidas, permitindo que o documento seja visualizado por todos os profissionais de saúde da instituição.
O botão 'Restringir' fica disponível quando o documento está público para todos os profissionais de saúde. Ao clicar em 'Restringir', o sistema remove todas as regras de compartilhamento, limitando o acesso exclusivamente ao profissional que criou o documento.
⚠️Para alterar o estado do compartilhamento, basta clicar no botão 'Compartilhar'. A tela será reaberta, permitindo adicionar novos profissionais, excluir usuários existentes ou modificar o nível de acesso.
Exceção: As regras de compartilhamento não se aplicam ao proprietário do documento, que terá acesso total, independentemente das configurações.
👉 Comportamentos esperados:
Para edição dos demais documentos: quando um documento já compartilhado é editado, as configurações de compartilhamento originais são mantidas, e o documento editado conserva todas as configurações de compartilhamento anteriores.
Para edição de documento FICHAS CLÍNICAS: as configurações de compartilhamento originais não são mantidas, e o documento editado perde todas as configurações anteriores. Isso ocorre porque, ao editar as Fichas Clínicas, o sistema considera a edição como uma nova resposta, resultando na criação de um novo documento.