Nosso mais novo módulo de serviços, o Módulo Financeiro, foi pensado e desenvolvido visando a simplificação da gestão financeira de sua empresa.
As movimentações podem ser alocadas em cinco abas:
Recebimentos;
Despesas fixas;
Despesas variáveis;
Despesas com pessoal;
Impostos.
Além disso existe a aba "Resumo Financeiro" onde é possível acompanhar o resumo de todos os lançamentos, através do Extrato de Movimentação e visualizar a receita e despesas pendentes. Também geramos um gráfico com o comparativo de despesas e receitas, como mostrado a seguir:
Veremos agora o que cada uma das abas oferece:
A aba "Recebimentos" é destinada a acomodar todo o dinheiro recebido pela empresa. É nela que o usuário declara o quanto recebeu em vendas, assinaturas, estornos, contratos, rendimentos, empréstimos, comissões e outros tipos de recebimentos.
A aba "Despesas fixas" contém todas as despesas fixas da empresa. Ou seja, despesas que a empresa produz que são relativos ao funcionamento da empresa e não são diretamente influenciadas pela quantidade de vendas. Por exemplo: contas de água, luz, telefone e Internet, parcelas de compras e/ou financiamentos, aluguel, entre outros. Apesar do nome, as despesas fixas não necessariamente têm valor fixo a cada mês.
A aba "Despesas variáveis" agrupa todas as despesas variáveis, que são despesas produzidas pela empresa que variam diretamente com a quantidade de vendas. As despesas variáveis são um "termômetro" da empresa, indicando sua intenção de vender mais ou menos em um determinado período. Por exemplo: material gráfico (embalagens, publicidade), viagens, comissões, combustível, entre outros.
A aba "Despesas com pessoal" acomoda todas as despesas direcionadas aos gastos com as pessoas da empresa, funcionários e sócios. Salários, FGTS, reembolsos, adiantamentos e pró-labore estão entre as despesas que pertencem à aba. Despesas pessoais dos sócios pagas com dinheiro da empresa podem ser cadastradas na aba.
A aba "Impostos" registra todos os gastos com o pagamento de impostos e taxas, federais e estaduais. IPVA, IPTU, CSLL, taxas do Simples Nacional e ISS fazem parte dos gastos que devem ser declarados na aba de impostos.
A navegação entre todas as abas é similar:
Cada aba lista suas respectivas movimentações mensais, sendo possível também escolher o mês desejado.
Após escolher uma aba, na lateral direita da tela aparece o "Resumo mensal" das respectivas movimentações.
Na parte inferior da tela é possível realizar buscas clicando no ícone representado por uma lupa.
Na lateral esquerda, é possível adicionar uma movimentação clicando no botão verde intitulado de acordo com a aba atual. As opções são: Incluir recebimento, incluir despesa fixa, incluir despesa variável, incluir despesa com pessoal, incluir imposto.
Ao clicar no botão para incluir uma nova movimentação, será aberta uma janela similar a essa:
Basta inserir os dados corretamente e em seguida salvar.
*No campo "categoria" é possível selecionar tipos de categorias cadastrados anteriormente e também cadastrar um novo tipo, caso digite um nome diferente.
Como incluir uma nova Categoria:
Para Categoria, temos:
1. Clique no campo de "Categoria".
2. Selecione a categoria desejada a partir das categorias cadastradas.
3. Caso não encontre a desejada, digite na parte superior o nome para a nova categoria e aperte a tecla ENTER.
4. Clique em "Confirmar" na mensagem que aparecer.
5. A nova categoria foi incluída e já está disponível para uso.
6. A nova categoria já fica presente na lista de categorias.