Cenário 1: Paciente deseja pacote de sessões
Configuração
Você deverá colocar o valor total do pacote, marcar “por sessões” e informar a quantidade de sessões.
Agendamento
Ao agendar o pacote de sessões o sistema automaticamente irá dividir as sessões em múltiplos agendamentos.
Desta forma ao salvar o agendamento é exibido o número da sessão e quantidade de sessões que devem ocorrer no dia agendado. Por padrão o sistema sempre irá considerar uma única sessão.
Ao gerar a ordem de serviço para receber os valores referente ao serviço a ser prestado, o sistema perguntará se o usuário quer agrupar os procedimentos mensalmente. Isso é importante para clínicas que agregam todos os procedimentos em uma única fatura para o paciente e faz a emissão da nota fiscal no final do mês.
Ao gerar a ordem de serviço (OS) verificamos que o sistema já divide o pacote em sessões individuais. A primeira delas estará associada ao agendamento inicial e o preço dividido pela quantidade total de sessões configuradas na tabela de preços.
A secretaria irá realizar o recebimento do valor do serviço e concluir a ordem de serviço.
Após concluir a ordem de serviço, o sistema não permitirá mais que seja alterado os tipos de pagamento da ordem de serviço ou procedimentos associados. Será permitido somente receber os valores pendentes, se houver ou associar agendamentos as próximas sessões agendadas, que normalmente ocorrem através do módulo “AGENDA”.
Caso seja necessário ajustes e correções na ordem de serviço, a SECRETARIA deverá solicitar apoio do gestor, o qual poderá abrir a OS fazer os ajustes e fechar novamente.
Quando o paciente for marcar o agendamento das próximas sessões
A secretaria ao marcar um novo agendamento para o paciente, o sistema irá mostrar as sessões faltantes do paciente.
Após avançar o agendamento, a secretária deve marcar a sessão (ou sessões) que o paciente irá realizar.
Ao visitar a ordem de serviço o sistema mostrará o planejamento de sessões da OS.
Cenário 2: O paciente não deseja fazer o total de sessões do pacote
Configuração
Se o cliente vender sessões individualmente com valor diferente, o mesmo precisa cadastrar o procedimento individual com o valor desejado e manter a opção “por sessões” = “Não”.
Agendamento
Para agendar mais que uma sessão neste caso, precisamos utilizar a opção de repetição de agendamento.
Com esta ação o sistema já deixará o paciente agendado na semana seguinte.
Ao gerar a primeira ordem de serviço o sistema irá solicitar o pagamento apenas do primeiro procedimento.
Atenção: Caso você deseje receber o valor para as duas sessões no momento, a SECRETARIA deverá começar o processo criando uma Ordem de serviço com as duas sessões, e após isso gerar os agendamentos.
Mesmo que a ordem de serviço não seja gerada anteriormente, você ainda poderá agrupar o atendimento do paciente mensalmente, ao gerar a Ordem de serviço do agendamento seguinte.
Agora o sistema irá mostrar a segunda sessão e a necessidade de realizar o pagamento adicional.
Cenário 3: Criando um orçamento para próximos serviços
Através do modulo de faturamento é possível criar orçamento e condições de pagamento para o cliente para que o mesmo analise e tome a decisão de fazer os serviços posteriormente.
As condições de pagamento poderão vir com desconto percentual ou por valor, ou até mesmo parcelamento.
A secretária deverá emitir o orçamento a fim de registrar a proposta de venda do serviço.
O tempo padrão para validade do orçamento é de 15 dias, mas pode ser configurado no momento da emissão do orçamento.
O sistema trás o recurso de lembrete integrado para que a SECRETARIA não perca o prazo de fechamento de venda e possa recuperar o cliente.
Caso o orçamento não seja aprovado até a data, o sistema mostrará o lembrete indicando que temos um orçamento a confirmar.
Para um acompanhamento de orçamentos preciso, os gestores conta com o relatório Faturamento -> Orçamentos o qual exibe a data de emissão da ordem de serviço e o próximo agendamento do paciente, desta forma ajuda a saber quais pacientes precisam de um contato adicional para fechamento da venda ou não.
Observações de venda poderão ser inseridas diretamente no campo de “Observação interna” e recursos de comunicação via WhatsApp estão disponíveis através do click no número do telefone (entre em contato com o suporte para saber mais sobre o produto WhatsApp).
Após aprovar o orçamento e registrar o pagamento, o sistema irá dividir o pacote de sessões para múltiplos agendamentos conforme abaixo.
Atenção: Não esqueça de concluir sua ordem de serviço para evitar alterações indevidas. O campo liberado pode ser utilizado em situações de negociação sem pagamento, por exemplo: o gestor da clínica permitiu fazer a primeira sessão sem o devido pagamento e o cliente irá pagar na próxima sessão. Neste cenário utilize este campo para sinalizar para o profissional que o mesmo pode proceder com o procedimento.