ℹ️ O sistema deve permitir a criação de agendamentos para procedimentos que serão realizados em múltiplas sessões. Para isso, o sistema pegará o tempo do agendamento inicial e o número total de repetições solicitadas, incluindo automaticamente cada sessão de acordo com o agendamento especificado.
Início de Sessões: A partir do agendamento inicial, as sessões serão criadas conforme a frequência definida (diária, semanal, etc.), até que todas as sessões sejam preenchidas.
Finalização de Sessões e Criação de Novos Procedimentos: Se o número total de sessões previsto terminar, mas ainda houver agendamentos futuros disponíveis, o sistema deve iniciar automaticamente um novo procedimento, continuando o ciclo de sessões até que todas as sessões e agendamentos sejam utilizados.
Sessões em Aberto: Caso os agendamentos se esgotem antes do preenchimento de todas as sessões previstas, as sessões restantes devem ser mantidas em aberto, aguardando novos agendamentos ou uma intervenção manual para reprogramação.
➡️ Regras de uso:
Capacidade de Procedimentos ao Agendar Sessões:
Sempre que um procedimento de sessão for agendado, o sistema irá criar uma capacidade que suporte o número total de agendamentos solicitados.
Exemplo 1: Se for agendado um procedimento de 10 sessões, mas com apenas 3 sessões previstas, o sistema gerará uma Ordem de Serviço (OS) com 10 procedimentos, dos quais 7 ficarão sem agendamento associado.
Exemplo 2: Se for agendado um procedimento de 10 sessões, mas com 13 sessões previstas, o sistema gerará uma OS com 20 procedimentos, dos quais 7 ficarão sem agendamento associado.
Aplicação de Procedimentos por Tempo Configurado:
Quando um procedimento de sessão possui uma duração configurada, o sistema deve ajustar a quantidade de procedimentos por agendamento com base nesse tempo.
Exemplo 1: Para um procedimento de sessão com 30 minutos de duração, se o agendamento for de 60 minutos, o sistema aplicará 2 procedimentos para cada agendamento.
Regras para Procedimentos por Repetição:
Ao agendar um procedimento por repetição, o sistema aplicará as Regras 1 e 2 em conjunto com a recorrência do agendamento.
Exemplo 1: Se um procedimento de sessão com 30 minutos de duração for agendado para 60 minutos de duração, com repetições, o sistema considerará que cada repetição inclui 2 sessões. Estes agendamentos serão associados à mesma OS.
Quantidade de Sessões na Ordem de Serviço:
A partir da Regra 3, a OS sempre incluirá um número de sessões que atenda ou exceda a quantidade necessária para todos os agendamentos.
Exemplo 1: Para um procedimento de 10 sessões com 30 minutos de duração, se for agendado um tempo de 90 minutos (3 vezes a duração do procedimento), com 3 repetições, o sistema gerará uma OS com 10 procedimentos, dos quais 1 ficará sem agendamento associado.
Exemplo 2: Para um procedimento de 10 sessões com 30 minutos de duração, se for agendado um tempo de 120 minutos (4 vezes a duração do procedimento), com 3 repetições, o sistema gerará uma OS com 20 procedimentos, dos quais 8 ficarão sem agendamento associado.
1° Caso: sessões agendadas em quantidade inferior ao total definido pelo procedimento:
➡️ Agende um procedimento que inclui sessões. Ajuste a frequência dos atendimentos (diariamente, semanalmente, mensalmente) e defina a duração de cada agendamento.
➡️ No caso de um procedimento de 20 sessões de fono, cada uma com 30 minutos, ao selecionar a repetição diária, o sistema vinculará uma sessão a cada agendamento.
Na agenda, será possível visualizar a marcação das 5 sessões conforme definido no agendamento, com o último agendamento destacado com um alerta, conforme ilustrado na imagem.
➡️ Na Ordem de Serviço apenas as 5 sessões estarão vinculadas a um agendamento e 15 sessões ficarão sem agendamento associado, podendo ser vinculadas manualmente posteriormente.
2° Caso: agendamento de diversas sessões diárias abrangendo todos os procedimentos:
➡️ Agende um procedimento estendendo o tempo de cada sessão (para horários inteiros) e configure as repetições com valores divisíveis pela quantidade total de sessões do procedimento.
➡️ No caso de agendamento de sessões de 120 minutos para procedimentos que possuem sessões de 30 minutos, o sistema calcula e agenda automaticamente o número total de sessões que cabem dentro de cada agendamento.
➡️Na Ordem de Serviço as 20 sessões estarão vinculadas a um agendamento, respeitando a quantidade de sessões definidas por agendamento, que, no caso, são quatro sessões por agendamento.
➡️ Como o número de sessões definida por procedimento é divisível pelo número de sessões agendadas por dia, todos os procedimentos estão vinculados a um agendamento.
3° Caso: número de agendamento maior que o número de sessões por procedimentos:
➡️ Agende um procedimento em que o número de agendamentos excede o número de sessões previstas por procedimento.
➡️ Quando o número de dias agendados excede o número de sessões do procedimento, o sistema inicia um novo agendamento de procedimento para cobrir os dias restantes. As sessões excedentes do procedimento original, que não são necessárias para o novo agendamento, ficarão sem agendamento associado.