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Crie suas próprias fichas clínicas, anamneses ou formulários para pacientes agilizando o atendimento
Crie suas próprias fichas clínicas, anamneses ou formulários para pacientes agilizando o atendimento

Iremos te orientar como criar sua própria ficha de anamnese e ganhar tempo no atendimento de seus pacientes

Emerson Santos Lima avatar
Escrito por Emerson Santos Lima
Atualizado há mais de uma semana

Este artigo aborda a criação de uma ficha de anamnese, mas pode ser utilizado também para criação de outros tipos de formulários para organização de dados internos ou para solicitação de informações adicionais a seus pacientes. 

Você poderá utilizar este recurso através do módulo de configuração (ajustes). Selecione a seção de Fichas Clínicas e especialidades e então clique em Editar fichas clinicas.

Então será exibida a página de edição, conforme imagem:

Para fazer a inclusão da ficha clínica é preciso seguir os passos:
1 - Adicionar informações sobre a ficha/pesquisa:
   1.1 - Título (nome);
   1.2 - Descrição sobre a ficha;
   1.3 - Quem terá acesso de resposta a ficha/pesquisa/formulário (paciente/instituição);

  • Paciente, o paciente tem acesso a ficha/pesquisa.

  • Instituição, apenas quem trabalha na instituição possui acesso a ficha/pesquisa.

   1.4 - Salvar rascunho indica se a pesquisa permite ou não salvar rascunho (pode ser respondida parcialmente);
   1.5 - Indicar a ordem de exibição da ficha (posição);
   1.6 - Indica se a pesquisa está ativa ou não, com possibilidade de exclusão;

2 - O botão com o título de "+ PERGUNTA" adiciona mais perguntas ao formulário.

3 - Após clicar em "+ PERGUNTA" será exibido um formulário para preenchimento com as perguntas que devem constar nessa ficha;
 Informar dados da pergunta:
      3.1 - Ordem de exibição das perguntas no formulário;
      3.2 - Título da pergunta (a pergunta em si);
      3.3 - Tipo de resposta da pergunta (dependendo do tipo escolhido teremos opções de respostas diferentes para o usuário informar);

  • Informação: apenas uma informação, pode ser usada como divisor de seções;

  • Resposta curta: usada para respostas curtas;

  • Parágrafo: para respostas mais longas que a curta;

  • Opção única: permite escolher apenas uma opção dentre um grupo de repostas;

  • Múltipla escolha: permite selecionar mais de uma resposta, dentre um grupo de respostas;

  • Valor: permite adicionar um valor, entre um valor de início e fim, com precisão de casas decimais;

  • Fórmula: permite a inserção de fórmula na pergunta;

     3.4 - A pergunta é obrigatória?
     3.5 - Estilo que ela será exibida na apresentação do formulário (acompanhar no botão de "VISUALIZAR")
     3.6 - Texto de ajuda, ele serve como uma descrição de ajuda para a pergunta

4 - Pode adicionar quantas perguntas quiser seguindo o passo 3.

5- É possível visualizar como a ficha está se estruturando, ao clicar no botão de "VISUALIZAR" será exibida uma pré-visualização da mesma. A pergunta nº 3 não possui um estilo definido, já a nº 1 e 2 estão alinhadas ao lado da pergunta (LadoAlado).

6 - Após adicionar as perguntas, verificar se a apresentação está como deseja, é possível salvar a ficha clicando no botão "SALVAR FORMULÁRO". Vale ressaltar que será salvo apenas o formulário que está sendo visualizado, ou seja, modificações em outros formulários não serão salvas.

7 - Depois de salvo é possível editar o mesmo formulário ou adicionar nova pesquisa, realizando os mesmos passos.  
Seta 1 - elemento criado e salvo.
Seta 2 - novo formulário  (caso queira adicionar nova ficha/pesquisa/formulário). 

Obs: para editar uma ficha já existente basta seleciona-lá e fazer as alterações desejadas, após isso é preciso salvar o formulário.
​                                         
Conforme citado anteriormente, seção 3.3, as perguntas possuem alguns tipos de respostas, e alguns desses tipos de respostas serão mais detalhados aqui, pois proporcionam uma maior riqueza de detalhes nas suas respostas.

Opção única e Múltipla escolha
Essas opções possibilitam a seleção de apenas uma ou várias respostas, respectivamente, e por isso possuem um grupo de reposta. Esse grupo de resposta pode ser adicionado por você, ou selecionando dentre os já existentes.
Seta 1 - para adicionar novo grupo de resposta
Seta 2 - adiciona nova resposta
Seta 3 -  após adicionar as respostas é possível modificar o nome do grupo, ou ele ficará com o nome das respostas
Seta 4 - salvar novo grupo
Seta 5 - Selecionar grupo desejado (ao adicionar um novo grupo automaticamente ele será selecionado)

Após clicar na seta 5 a visão será a seguinte:

Buscar grupo  de resposta permite filtrar pelo nome do grupo e a opção destacada em azul é o grupo selecionado.

Tipo valor
Essa opção permite adicionar uma faixa de intervalo numérico, assim o início é o valor mínimo do campo, fim o valor máximo e precisão é o número de casas decimais da resposta.

Formula
Permite a adição de formula na perguntas. (*formulas são mais complicadas rsrs)

Por fim, deixo os exemplos para o campo Estilo (seção 3.5). Assim, é possível ter noção de como é a visualização para cada estilo.

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