Todas as coleções
Sobre faturamento, financeiro e repasse
[Faturamento: Visão Geral]: Orçamento e Ordem de Serviço
[Faturamento: Visão Geral]: Orçamento e Ordem de Serviço

Entenda quando emitir um orçamento ou gerar uma ordem de serviço ao seu paciente.

Administrativo Saudevianet avatar
Escrito por Administrativo Saudevianet
Atualizado há mais de uma semana

O módulo Faturamento gerencia as cobranças da sua instituição. Assim, é possível relacionar os procedimentos realizados nas consultas a registros de situação financeira de cada paciente. Neste módulo, é possível criar Orçamentos e Ordens de Serviço.

Para acessá-lo, clique no Menu de Módulos do canto superior esquerdo e, em seguida, em "Faturamento"

 

Orçamento é um documento emitido a um paciente que deseja levantar o custo de um procedimento ou de uma lista deles. Com isso, ele pode fazer uma previsão do valor do seu tratamento. Os dados e valores de um orçamento pode gerar uma ordem de serviço, quando o paciente aprova o orçamento e se decide pela forma de pagamento. Em odontologia normalmente um orçamento se transforma num plano de tratamento depois de aprovado. Assim, aprovado um orçamento irá gerar uma ordem de serviços com os procedimentos e as condições de pagamento. Por sua vez, na guia de atendimento do paciente, o profissional pode selecionar a execução dos procedimentos gradualmente. Para aprender a criar um novo orçamento, clique aqui.

 A Ordem de Serviço (OS), por sua vez, é um registro real do valor associado aos procedimentos de consulta que já ocorreu. Desse modo, os dados sobre as ordens de serviço são a fonte das informações sobre a movimentação financeira da sua instituição. Para aprender a criar uma nova OS, clique aqui.

 

 

Entretanto, se um cliente desejar efetuar os procedimentos listados num orçamento, este passa a representar uma situação real, não mais uma situação hipotética. Para informar ao sistema essa mudança é necessário aprovar o orçamento desejado na seção Orçamento. Assim, será gerada automaticamente uma OS referente a este orçamento. 

Você pode criar uma nova OS diretamente na seção Ordem de Serviço, ou a partir de um agendamento, desde que  tenha sido associado a ele um ou mais procedimentos no momento da inclusão do novo agendamento. Nesse caso, basta clicar sobre um agendamento e, em seguida, no botão "$ Gerar OS", como no exemplo abaixo:

         

 

Respondeu à sua pergunta?